Pente fino do inss

Pente fino do inss. o que é? Benefício cessado após pente fino do inss. O que fazer?

Se porventura você recebe benefício do INSS como a conhecida aposentadoria por invalidez, auxílio-doença ou BPC loas, fique atento que poderá ser convocado para o INSS para realizar perícia ou apresentar documentos para que se comprove se tem direito a continuar recebendo o benefício.

E o INSS para averiguar se há alguma irregularidade no benefício , realiza a operação chamada PENTE FINO.

Mantenha o seu cadastro atualizado junto ao INSS para que desta forma, caso seja convocado possa atender o pedido do INSS, ou seja, agendar uma perícia médica ou apresentar a documentação exigida, e desta forma, não ser surpreendido com a suspensão do benefício de forma repentina.

E você sabia, que pelo fato de muitos cadastros estarem desatualizados, muitos segurados não receberam o comunicado de convocação e desta forma , saiu no dia 27/09/2021 no diário oficial , um Edital em que o INSS convoca em torno de 100 mil segurados para agendar perícia de reavaliação.

E o Segurado que está com o nome na lista tem até o dia 21 de novembro de 2021 para agendar perícia através do MEU INSS ou pelo telefone 135.

Se agendar a perícia e não comparecer, ou se não agendar a perícia, o benefício será suspenso e depois cessado.

No dia da perícia leve todos os exames , laudos médicos atualizados em que demonstra que continua incapaz para o trabalho.

Caso queira saber se seu nome está na lista pode nos enviar uma mensagem que enviamos o arquivo como os nomes convocados.

Portanto , não tem como fugir de realizar a perícia.


E se porventura após passar em perícia , o benefício foi cessado, e você entende que ainda está incapaz para o trabalho deverá interpor um recurso ou promover uma ação judicial .


Lembrando que pessoas com 60 anos ou mais e que recebe a aposentadoria por invalidez, quem recebe benefício por incapacidade por 15 anos ou mais e tem 55 anos de idade ou é portador de HIV não podem ser convocados para a perícia, e caso sejam convocadas o ideal comunicar o INSS que a convocação está sendo equivocada.

Em caso de dúvidas não deixe de consultar um profissional especializado na área previdenciária e de sua confiança.