Planejamento Previdenciário para uma Aposentadoria Especial para os Profissionais da Saúde

Planejamento Previdenciário para uma Aposentadoria Especial para os Profissionais da Saúde

trabalhadores da Saúde

Os Profissionais da Saúde (médicos , enfermeiros (as), auxiliar de enfermagem, profissionais da coleta de lixo hospitalar, dentista e médicos veterinários, entre outros),  que trabalham em contato com agentes nocivos, em que citamos os agentes biológicos, que seriam as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, vírus, entre outros.

Gostaria de deixar claro que não é somente os trabalhadores de hospitais que estão exposto a agentes biológicos, mas deve abranger todo e qualquer profissional que exerça a sua atividade em um estabelecimento de saúde.

O Manual da Aposentadoria Especial do INSS considera como estabelecimento de saúde “ qualquer local destinado a realização de ações e/ou serviços de saúde, coletiva ou individual , qualquer que seja o seu porte ou nível de complexidade.  E há um rol encontrado no Anexo XIV da NR 15 , em que elenca alguns locais  em que o presente agente biológico pode ser encontrado: postos de vacinação, hospitais, ambulatórios, enfermarias, pronto-socorro, entre outros.

Em virtude desse contato com agentes nocivos, prejudiciais a saúde do trabalhador, o legislador trouxe a previsão da Aposentadoria Especial para os trabalhadores da área da Saúde, permitindo que estes obtenham uma aposentadoria com uma regra diferenciada, se aposentem mais cedo.

E para você , Profissional da Saúde,  possa ter o direito de obter uma aposentadoria mais cedo, se FAZ NECESSÁRIO saber:

- que o fato de receber um adicional de insalubridade já não lhe garante uma aposentadoria especial;

- quais os documentos corretos para cada período trabalhado em que trabalhou em contato com o agente nocivo;

- que mesmo que trabalhou por um determinado período em contato com agente nocivo , este período pode ser considerado como atividade especial e assim poderá se aposentar mais cedo;

- se você que trabalha tanto em serviço público quanto serviço privado se não teria direito a duas ou mais aposentadorias;

- quanto tempo de contribuição tem e qual o melhor momento para se aposentar e ainda qual o melhor tipo de aposentadoria , terá direito;

- se você trabalha em vários locais ao mesmo tempo , será que não está contribuindo com uma valor maior para o INSS do que deveria;

- evitar perdas financeiras tanto na questão das contribuições que está realizando quanto em analisar o melhor momento para requerer a aposentadoria;

E se você quer saber todas e essas respostas, e muito mais não deixe de realizar o seu PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO , com profissional de sua confiança e especializado na área previdenciária.

E MESMO VOCÊ QUE JÁ ESTÁ APOSENTADO E TRABALHOU EM CONTATOS COM AGENTES NOCIVOS, PODERÁ VERIFICAR SE NÃO TERIA DIREITO A REVISÃO DE SUA APOSENTADORIA E ASSIM BUSCAR UM MAIOR VALOR EM SUA APOSENTADORIA, JUSTAMENTE PORQUE A DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA NO MOMENTO DO REQUERIMENTO DA APOSENTADORIA NÃO FOI COMPLETA OU MESMO PORQUE O INSS NÃO ANALISOU CORRETAMENTE, TAMBÉM DEVERÁ REALIZAR O SEU PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO.

Tem dúvidas? Quer saber mais ? Entre em contato conosco seja por e-mail ou whats app.

 DRA MICHELE MONTEIRO - ESPECIALISTA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO ( AUXILIO-DOENÇA, APOSENTADORIA, MILITAR, PENSÃO POR MORTE, AUXILIO-ACIDENTE, PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO, PENTE FINO, INSS) - DÚVIDAS??? CLIQUE AQUI

Você profissional da área da Saúde

Já  parou pra pensa em sua aposentadoria?

Os profissionais da saúde tem duvidas sobre sua aposentadoria, principalmente depois da Reforma da Previdência.
Dentre essas dividas a mais frequente é se existe uma aposentadoria mais vantajosa para quem já trabalhou há vários anos em contato com Agentes Biológicos, o que é bem comum em ambientes hospitalares. Com certeza muitos profissionais dessa área já conseguiu se aposentar antes do esperado por justamente por trabalhar em ambiente hospitalar.

EM TRAÇAR UM BOM PLANEJAMENTO PARA SE APOSENTAR MAIS CEDO E COM MENOS PERDAS FINANCEIRAS ?

PRINCIPALMENTE  É UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NO HOSPITAL, CLÍNICAS, NO SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO DE FORMA CONCOMITANTE.

1 - Quem é classificado como profissional da saúde?

Toda vez que falam de ambiente hospitalar, a profissão que vem à nossa mente é a de médico. Os médicos e médicas é uma das profissões que conseguem se aposentar mais cedo,  porem não são os únicos que podem se beneficiar disso.
Outros exemplos de profissionais da área da saúde: Enfermeiros (as), auxiliar de enfermagem, profissionais da coleta de lixo hospitalar, dentista e médicos veterinários...
As profissões citadas a cima são as mais comuns, porem existem outras que podem ser consideradas insalubres, para isso é necessário apresentar o formulário PPP, para comprovar o contato com agentes biológicos.

2 - As três aposentadorias vantajosas para os profissionais da saúde?

Um ponto muito importante que merece atenção para ser analisado com muita cautela!
Com a Reforma da Previdência, publicada no dia 12/11/2019,  as aposentadorias teve alteração significativa na forma de cálculo que pode gerar uma grande diferença no valor do beneficiário, com a lei atual e anterior.
Isso não significa que você não consiga se beneficiar das regras anterior á reforma.
Como funciona? se você beneficiário, completou todos os requesitos para algumas das modalidades de aposentadoria, anterior a reforma, você fica protegido pelo direito adquirido! Sim e poderá, solicitar o benefício, com base na regra anterior, de qualquer tempo.
Sendo assim, você precisa ter completado todos os requisitos para essa modalidade de aposentadoria até o dia 12/11/2019.
até essa data você ainda não tinha o tempo para nenhuma das aposentadorias, anteriores à reforma, você vai precisar avaliar qual é a regra de transição da Reforma da Previdência é mais benéfica para o seu caso específico.
Por isso eu separei três benefícios que podem ser os mais vantajosos entre, regra antiga e a nova regra.

Aposentadoria especial antes da Reforma da Previdência como funciona?

Com a aposentadoria especial antes da reforma, é a melhor aposentadoria fornecida pelo INSS. Entretanto para ter direito a esse benefício,  é preciso comprovar que completou 25 anos de atividade especial até o dia 12/11/2019, antes da reforma da previdência.
A vantagem desse benefício é que você se aposentar com qualquer idade e receberá 100% da média das 80% maiores contribuições desde julho de 1994.

SERÁ QUE AS CONTRIBUIÇÕES QUE ESTÁ REALIZANDO PARA O INSS ESTÃO CORRETAS ?

SERÁ QUE VOCÊ NÃO ESTÁ PAGANDO UM VALOR MAIOR QUE DEVERIA?

VOCÊ SABE SE POSSUI TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE TER UMA APOSENTADORIA MAIS CEDO?

SERÁ QUE VOCÊ NÃO PODERÁ RECEBER DUAS APOSENTADORIAS?

TODAS ESSAS RESPOSTAS E MUITAS OUTRAS VOCÊ ENCONTRARÁ AO REALIZAR O SEU PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO, EM QUE VOCÊ IRÁ ORGANIZAR SUA VIDA CONTRIBUTIVO DE FORMA PREVENTIVA.

Michele Monteiro
Advogada

Avenida Zaki Narchi, 1392, Carandiru
Telefone: (11) 2221-5519 Celular/Whatsapp: (11) 99633-2432
São Paulo/SP

2018 | Todos os Direitos Reservados © By Advosite

Search

Acesso Restrito