Aposentadoria após a reforma da previdência!!!

A reforma da Previdência! Você sabe quais são as regras de transição para se aposentar, para quem já está no mercado de trabalho? Regras de transição para os trabalhadores vinculados ao INSS?

man reading newspaper
man reading newspaper

Regra 1:Idade mínima + tempo de contribuição.

Para as mulheres a idade mínima inicial será de 56 anos e para os homens 61 anos isso no ano de 2019.

A partir de 2020 a idade mínima subirá 6 meses por ano até o limite de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens.

Ainda deverá ter no mínimo o tempo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.


Regra 2: Soma dos pontos

Seria a soma da idade com tempo de contribuição, sendo 86 pontos para as mulheres e 96 pontos para os homens, isso no ano de 2019.

E a partir de 2020 subirá a 1 ponto por ano até o máximo de 100 pontos para as mulheres e 105 pontos para os homens.

Regra 3: Pedágio 50%.

Esta regra é para quem faltava até dois anos para alcançar 30 anos de tempo de contribuição para as mulheres, e 35 anos para os homens, na data de 13/11/2019.

Neste caso deverá cumprir um pedágio 50% no tempo do faltante e incidirá o Fator Previdenciário.

Regra 4: Pedágio 100%.

Esta regra tem que cumprir dois requisitos: a idade mínima e o cumprimento do pedágio.

Para as mulheres com idade mínima de 57 anos, e para os homens de 60 anos de idade.

E cumprir um pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltariapara completar 30 anos para as mulheres e 35 para os homens na data de 13/11/2019.

Regra 5: Idade

Para os homens seria 65 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição.

Para as mulheres inicia em 2019 com 60 anos de idade e a partir de 2020 a idade mínima sobe 6 meses a cada ano, até o limite de 62 anos de idade e um tempo mínimo de 15 anos de tempo de contribuição.

É possível me encaixar em mais de um regra de transição?

SIMMMM...

Tanto é possível , que há casos em que o segurado se encaixa nas regras anteriores à Reforma da Previdência, quanto em mais de uma regra de transição.

E quando isso acontece é importante verificar qual seria a melhor para obter a sua aposentadoria, porque poderá haver diferença em relação aos valores.

E para que você obtenha o melhor benefício em sua aposentadoria e requeira no momento correto, orientamos a realizar o planejamento previdenciário, com um profissional especializado e de sua confiança.

O que mudou na aposentadoria após a reforma da Previdência Social?

Tempo de contribuição: O tempo mínimo é de 15 anos para mulheres e homens que começaram a trabalhar antes da reforma entrar em vigor, porém os homens que começaram a trabalhar em 14 de novembro de 2019 em diante, o tempo mínimo será de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.


Valor da aposentadoria: Com a reforma foram alteradas as maneiras de calcular o valor da aposentadoria, uma vez que se considera a média aritmética simples de todos os salários de contribuição de julho de 1994 em diante.